quarta-feira, 30 de março de 2011

diário de uma jovem professora e de sua amiga terceirizada

o efeito dos três copos de chá que bebi no intervalo se fez sentir por volta das 11h.
de janela, esperava o sinal para a sexta aula. é inusitado escrever isso, mas eu estava morrendo de vontade de fazer xixi.
deixo a sala de professores, onde estava o representante de algum dos vários sindicatos do magistério. ele veio falar sobre a importância de termos uma representação política que nos garanta lazer, tentando nos impressionar com fotos de uma confortável colônia de férias em ubatuba (!!!!).

ainda no corredor percebo que ela estava limpando o banheiro.
- bom dia, camila! trabalhando sozinha? cadê a raquel, que eu não vi hoje?
- pois é, professora ... ela pegou conjuntivite. tá pegando tudo mundo, né? - responde suspirando.
- e você tá limpando a escola sozinha?
- é, desde segunda-feira, tô praticamente sozinha. o outro terceirizado que devia ajudar, não ajuda. disse que não vai trabalhar mais por frescura de mulher. eu deixei pra lá, nem discuti. tô trabalhando mais de 10h por dia ... as salas lá de cima eu nem esquento mais, não dá tempo mesmo ...

olho para o chão, usava sapatilhas de plástico. a barra da calça azul do seu uniforme estava dobrada. e seus pés mais inchados do que de costume.

- professora, a senhora não sabe o cansaço que eu tô nesses dias ... chego em casa não penso nem em cozinhar ... fazer o que? vai um miojo mesmo, né?

enquanto lavo as mãos, trocamos mais duas ou três palavras. saindo do banheiro, me despeço.
camila sorri, e ela tem um sorriso lindo.
seus dentes enormes e separados dão a ela uma simpatia inconfundível. mas trazem também a marca de uma vida severina.

volto para a sala dos professores.
e antes que o sinal batesse só pude ouvir o comentário irritado da minha colega:
'puta que pariu! vocês viram que não ganhamos o bônus esse ano?
sexta-feira tem assembléia da categoria na praça da república. vai pra merda!
por mim a gente paralisa, ninguém dá aula! e tem outra coisa: em junho tem eleição pra apeoesp, não tem jeito, vamos ter que eleger a alternativa!'

.:.


Nenhum comentário:

Postar um comentário